Notas

Missão Vocacional 2017

Nota Postado em Atualizado em

 Durante os  dias 21 a 30 de julho de 2017 aconteceu na cidade de Montalvânia, no norte do estado de Minas Gerais, a missão vocacional promovida pela Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes em parceria com a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

Seguei a baixo a galeria de fotos:

 

 

 

O Papa Francisco tem sido claro em destacar a “obrigatoriedade” do amor fraterno para com todas as pessoas, caso se queira ser autêntico na fé cristã e não apenas cristão da boca para fora. E o papa não está inventando absolutamente nada: foi ninguém menos que Jesus Cristo quem fez questão de declarar esta obrigatoriedade com toda a ênfase ao afirmar que até mesmo aos inimigos nós devemos amar e perdoar “setenta vezes sete” – expressão que quer dizer “sem limites”. Do contrário, pergunta o próprio Cristo, que mérito teremos? Isto significa que nenhum cristão tem o direito de julgar e muito menos condenar o próximo. Nenhum. A ninguém. A própria Igreja se declara incapaz de julgar o que há no coração e na consciência de quem quer que seja: e ela afirma esta impossibilidade claramente na célebre fórmula “De internis neque Ecclesia” (pronuncia-se “de intérnis nékue Eklésia”), ou seja: “Sobre as realidades internas, nem sequer a Igreja (pode julgar)”. Somente Deus conhece o que há no interior de cada consciência e somente Ele pode (e vai) nos julgar. Existe uma grande diferença, no entanto, entre julgar uma pessoa e julgar atos específicos praticados ou omitidos por uma pessoa. Embora seja humanamente impossível julgar as intenções, é perfeitamente possível julgar um ato ou omissão concretos e declará-los moralmente bons, maus ou neutros. Afinal, assim como é uma verdade básica da fé cristã que só Deus perscruta o íntimo dos corações e só Ele pode julgar as consciências, também é uma verdade básica da fé cristã que Deus é Bondade, Verdade, Beleza e Unidade Absoluta – e se Deus é a Referência do que é bom, verdadeiro, belo e uno, isto significa que existe, objetivamente, um parâmetro absoluto de bondade, verdade, beleza e unidade. Dito de outra forma, a verdade, a bondade, a beleza e a unidade não são relativas, como pretende a “elasticidade ética” da contemporaneidade laica, incoerente e ilógica na própria formulação de que o relativo possa ser parâmetro de alguma coisa. É o caráter absoluto da Verdade, da Bondade, da Beleza e da Unidade o que constitui a base da moral. Como dizer que algo é bom se não existe A Bondade? Não se pode julgar uma pessoa porque não se sabe o que há em sua interioridade, mas pode-se julgar o que ela faz, diz ou deixa de fazer e dizer, já que o seu agir é patente. No cristianismo, esta lógica se traduz na máxima “Odiar o pecado, mas amar o pecador”. E é nesta lógica que muitos cristãos escorregam, confundindo pecador e pecado e julgando/condenando não atos ou omissões concretos, e sim pessoas, odiando-as em vez de amá-las.

Nota Postado em Atualizado em

Uma diferença crucial, que até hoje muitos cristãos ignoram: julgar algo é possível; julgar alguém, não

fariseu2

O Papa Francisco tem sido claro em destacar a “obrigatoriedade” do amor fraterno para com todas as pessoas, caso se queira ser autêntico na fé cristã e não apenas cristão da boca para fora. E o papa não está inventando absolutamente nada: foi ninguém menos que Jesus Cristo quem fez questão de declarar esta obrigatoriedade com toda a ênfase ao afirmar que até mesmo aos inimigos nós devemos amar e perdoar “setenta vezes sete” – expressão que quer dizer “sem limites”. Do contrário, pergunta o próprio Cristo, que mérito teremos?

Leia o resto deste post »

Missão Vocacional 2016

Nota Postado em Atualizado em

Nos dias 28 e 29 de 29 de maio de 2016 aconteceu na paroquia São Judas Tadeu na cidade de Esmeralda  á missão vocacional promovida pela  Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Admissão dos novos aspirantes e postulantes

Nota Postado em

No dia 12 de fevereiro de 2016, na capela da casa de formação, a Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes acolheu 5 jovens na casa de formação, em Betim-MG: 2 aspirantes e 3 postulantes. Rezemos pela perseverança deles.

 

 

 

Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Nota Postado em Atualizado em

1ª noite da festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes

A congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes realiza de 11 a 14 de fevereiro na cidade de Betim-MG  a festa em honra a sua padroeira,Nossa Senhora de Lourdes.

Missão Vocacional na Diocese do Crato_CE Paroquia São José Operário

Nota Postado em

Na paróquia São José Operário, Diocese do Crato – Ce realizou-se de 19 a 28/09 de 2015 a missão vocacional em parceria com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração e Ordem Hospitaleira dos Irmãos de São João de Deus.